Mestrado em Direito da UFF se destaca na Semana de Extensão da UFF 2024

Os professores Enzo Bello e Fernanda Andrade tiveram seus projetos de pesquisa premiados e reconhecidos.

Com o 1º lugar na Faculdade de Direito da UFF, o projeto de extensão “Cozinhas Solidárias: a luta por moradia e alimentação no Rio de Janeiro”, coordenado pelo Prof. Enzo Bello e apresentado pela discente Sofia Theodoro, no âmbito do CriDiCa/UFF, do PPGDC/UFF e do NEPHU/UFF, foi agraciado com o Prêmio Josué de Castro de Extensão, destacando-se por sua relevância, atualidade e impacto social.

Focado na implementação do programa Cozinhas Solidárias, criado pela Lei 14.628/2023, o projeto de extensão envolve discentes de graduação e pós-graduação, e examina a atuação da Cozinha Solidária da Lapa e sua interseção entre segurança alimentar e direito à cidade. Em parceria com o MTST e a UNIRIO, a iniciativa evidencia como as Cozinhas Solidárias, inspiradas pelo MTST, fortalecem a mobilização política e a cidadania em um contexto de agravamento da insegurança alimentar no Brasil.

Com uma abordagem empírica e qualitativa, o projeto explora a articulação entre teoria e prática, analisando o processo de formalização e implementação de políticas públicas de origem popular. Estudantes e docentes participam das atividades da Cozinha da Lapa, em um intercâmbio de saberes voltado à integração entre universidade e comunidade, reforçando as ações de combate à fome e recebendo importantes ensinamentos para o desenvolvimento acadêmico.

Já o projeto “Direitos das Mulheres e educação popular: teoria, ação e transformação” foi desenvolvido e premiado entre as ações de extensão realizadas em Macaé/RJ. O trabalho apresentado na Semana de Extensão da UFF foi desenvolvido no âmbito do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito das Mulheres (NUPEDIM), coordenado pela professora Fernanda. O NUPEDIM tem como objetivo desenvolver ações coordenadas de pesquisa e extensão na temática dos direitos das mulheres. Quanto às atividades de extensão, podem ser destacadas as seguintes: “Elas por Elas: capacitação em direitos das mulheres”; “Maria da Penha nas Escolas”; além de ações extensionistas diversas com foco em políticas para mulheres (palestras, cursos, oficinas, júri simulado, desenvolvimento de material educativo, entre outras). As atividades de extensão do Núcleo são desenvolvidas a partir da perspectiva da educação jurídica popular e orientam-se por uma pedagogia crítica e feminista. Recentemente, as atividades do NUPEDIM começaram a ser desenvolvidas no PPGDC/UFF, no âmbito do programa contemplado no Proext PG, denominado “Cidades sustentáveis, justiça climática e igualdade de gênero”.

Parabéns aos professores Enzo Bello e Fernanda Andrade! Essas ações demonstram a importância da extensão ser parte integrante da pós-graduação stricto sensu.

Skip to content