EDITAL DO II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE METODOLOGIA DA

PESQUISA JURÍDICA

OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO NA PESQUISA JURÍDICA

 

O Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB, o Programa de Pós-Graduação em Direito da

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em

Direito da UCAM-RJ/PMD, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (PPGD), o Programa de Pós-

Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense-

UFF, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos, Instituições e Negócios-UFF,

o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito do CCJP/UNIRIO, o Programa de

Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Universidade da Federal do Rio de Janeiro-URFJ, o

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade do Estado do Rio de

Janeiro-UERJ, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade

Estácio de Sá-UNESA, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da

Universidade Veiga de Almeida-UVA, a Escola de Direito da Universidade do Minho, o

Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito de Vitória e o Programa de Pós-

Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora promoverão o II Seminário

Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica.

O evento ocorrerá no dia 24/11/2017, na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, localizada

na Rua Buenos Aires, 283, 6º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ. Suas atividades começarão

às 8:30 horas da manhã com as palestras de abertura, ocorrendo na parte da tarde a

apresentação e o debate de pesquisas em grupos de trabalho, bem como o lançamento de

obras científicas e a palestra de fechamento.

Os resumos expandidos a serem apresentados deverão estar correlacionados à temática do

seminário: “Metodologia da Pesquisa Jurídica” e poderão abordar as mais diversas áreas do

direito, desde que sob a perspectiva metodológica.

Os artigos científicos, decorrentes dos resumos expandidos apresentados, poderão ser

selecionados para publicação, com ISBN emitido pela Biblioteca Nacional, na forma deste

Edital.

O evento será público e aberto à participação de toda a comunidade acadêmica.

As inscrições para o evento deverão ser feitas online via:

http://www.mackenzierio.edu.br/seminarioimpj.

Haverá inscrição presencial de ouvintes no dia e local do evento.

 

  1. DAS COMISSÕES CIENTÍFICA E ORGANIZADORA DO EVENTO

1.1. A Comissão científica será composta pelos seguintes membros: Prof. Dr. Manoel Messias

Peixinho (UCAM), Prof. Dra. Célia Barbosa Abreu (UFF), Prof. Dr. Antonio Renato Cardoso

da Cunha (MACKENZIE RIO), Prof. Dr. Mauricio Jorge Pereira da Mota (UERJ), Professor

Dr. Fábio Carvalho Leite (PUC-RIO), Professor Firly Nascimento Filho, Professor Dr. João

Marcelo de Lima Assafim (UCAM), Prof. Dra. Suzani Andrade Ferraro (UFRRJ), Prof. Dr.

Emerson Affonso da Costa Moura (UFRRJ), Prof. Dra. Carolina Altoé Velasco (UCAM),

Prof. Dra. Maria Lúcia de Paula Oliveira (UNIRIO), Prof. Dr. Leonardo Rabelo de Matos

Silva (UVA), Prof. Dr. José Ribas Vieira (UFRJ), Prof. Dr. Ivan Garcia Simões (UERJ), Prof.

Dra. Cecilia Caballero Lois (UFRJ), Prof. Dr. Eduardo Manuel Val (UNESA), Prof. Dra. Elda

Coelho Azevedo Bussinguer (FDV), Profa. Dra. Maria Manuela Alves Maia (MACKENZIE

RIO).

1.2. A Comissão organizadora será composta pelos seguintes membros: Allen Silva (UCAM),

Fabiana Barreto Machado (UCAM), Giselle Destro Marques (UCAM), Mavili Moura

(UCAM), Otávio França (UCAM), Taiane Moreira Mello (UCAM), Eduardo Langoni de

Oliveira Filho (UFF), Pedro Paulo Carneiro Gasparri (UNESA), Samanta Francine Pinto

Alvarenga (UFF), Tatiana Fernandes Dias da Silva (UNESA), Tauã Rangel Lima Verdan

(UFF), Iara Duque Soares (UFF), Joyce Abreu de Lira (UFF), Greyce Danielle Alves Barbosa

(UFF), Victor Hugo Pacheco Lemos (UFF), Karina Abreu Freire (UFF), Thiago Villar

Figueiredo (UFF), Camille Pacheco Carvalho (UFF), Irineu Carvalho de Oliveira Soares

(MACKENZIE RIO), Sidney Guerra (MACKENZIE RIO), Isabelli Maria Gravatá Maron

(MACKENZIE RIO), Patrícia da Motta Vieira Figueiredo (MACKENZIE RIO), Elian Pereira

de Araújo (MACKENZIE RIO), Jouberto Heringer (MACKENZIE RIO), Wladymir Soares

de Britto (MACKENZIE RIO), Paulo César Silva Guimarães (MACKENZIE RIO), Claudia

Franco Correa (UVA) e Fátima Santoro Gerstenberger (UVA).

 

  1. DA PROGRAMAÇÃO

2.1. Das 8:30 horas às 11:30 horas:

8:30 horas às 09:00 horas: Mesa de Abertura composta por: Prof. João Carlos Castellar Pinto

(Diretor Cultural do IAB), Prof. Wladymir Soares de Brito (Diretor Geral da Faculdade

Presbiteriana Mackenzie Rio), Prof. Antonio Renato Cardoso da Cunha, Prof. Dr. Manoel

Messias Peixinho e Prof. Dra. Célia Barbosa Abreu (Coordenadores do Seminário).

Palestras com foco o tema “OS DESAFIOS DA INOVAÇÃO NA PESQUISA JURÍDICA”.

9:10 horas às 10:20 horas: Palestra ministrada pela Prof. Dra. Maria Clara da Cunha Calheiros

de Carvalho (Escola de Direito da Universidade Minho – Portugal) (40 min), debatedores:

Professora Dra. Maria Lúcia de Paula Oliveira (UNIRIO) (15 min) e Prof. Dr. Manoel

Messias Peixinho (UCAM-RJ) (15 min).

10:30 horas às 11:30 horas: Palestra ministrada por Prof. Fábio Carvalho Leite (PUC-RIO)

(30 min), debatedores: Prof. Dr. Mauricio Jorge Pereira da Mota (UERJ) (15 min) e Prof. Dra.

Célia Barbosa Abreu (UFF) (15 min).

2.2. Das 11:30 horas às 13:00 horas: intervalo para almoço.

2.3. Das 13:30 horas até às 15:45 horas: apresentação dos expositores cujos resumos

expandidos tenham sido aprovados.

2.4. Das 15:45 horas até às 16:00 horas: Lançamento de livros com Coffee Break.

2.5. Será lançada a obra coletiva, Metodologia da Pesquisa Jurídica, fruto da produção do I

Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica, ocorrido em 2016. Nesta

mesma ocasião, será lançada a obra, Debates sobre Direitos Humanos Fundamentais, fruto

do II Seminário Internacional sobre Direitos Humanos Fundamentais, realizado ano passado,

ambas publicadas pela Editora Gramma.

2.6. Das 16:15 horas até às 17:45 horas: palestra de encerramento com o tema “NOVAS

METODOLOGIAS NO ENSINO JURÍDICO”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Marcos Chein

(UFJF) (30 min); debatedores: Prof. Dra. Elda Coelho Azevedo Bussinger (FDV) (15 min) e

Prof. Dr. Leonardo Rabelo de Matos da Silva (UVA) (15 min). Palavras finais: Prof. Dr.

Manoel Messias Peixinho (10 min).

 

  1. TAXAS DE INSCRIÇÃO

Participantes e ouvintes Taxa de inscrição

Doutores e Doutorandos R$ 30,00

Mestres e Mestrandos R$ 25,00

Graduados e Especialistas R$ 20,00

Graduandos R$ 15,00

Ouvintes (com certificado) R$ 15,00

Alunos da Faculdade Presbiteriana

Mackenzie Rio (com certificado)

R$ 10,00

No caso de aprovação de resumos expandidos escritos em coautoria, os quais deverão ser

apresentados para que possam ser posteriormente e eventualmente publicados, o pagamento

da taxa de inscrição deverá ser realizado por todos os autores, conforme tabela acima, ainda

que a apresentação não seja realizada por todos. Os pagamentos devem ser realizados até o

dia 23 de novembro de 2017.

Na hipótese dos ouvintes que solicitarem a inscrição no dia e local do evento, com vistas ao

recebimento de certificado, o pagamento das respectivas taxas deverá ser realizado conforme

a tabela acima até o dia 30 de novembro de 2017. Neste prazo devem ser enviados os

comprovantes de pagamento, com a indicação do nome completo, do e-mail e da atividade

desempenhada. Os certificados destes solicitantes serão enviados eletronicamente.

 

  1. DA SUBMISSÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

4.1. Mestrandos, Mestres, Doutorandos ou Doutores que pretendam fazer uma proposta de

comunicação deverão enviar o respectivo resumo expandido para o e-mail

seminariodemetodologiarj@gmail.com até o dia 12 de novembro de 2017.

4.1.1. Serão aceitas a submissão de resumos expandidos de Graduandos, Graduados e

Especialistas, desde que em coautoria com Mestrandos, Mestres, Doutorandos ou Doutores.

4.2. O corpo do e-mail de envio do resumo expandido deve conter nome completo, telefone,

titulação e instituição de vinculação do(s) autor(es), devendo o campo “assunto” ser

preenchido apenas com os dizeres “Resumo – II Seminário Internacional de Metodologia da

Pesquisa Jurídica”.

4.3. O arquivo “.doc” contendo o resumo expandido deverá estar nomeado com o sobrenome

do(s) autor(es) em letras maiúsculas e o título respectivo (não sendo inserido o subtítulo), nos

seguintes moldes: “SOBRENOME – Título do resumo.doc”.

 

  1. DA FORMATAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

5.1. Os resumos expandidos deverão conter:

  1. a) Título em caixa alta;
  2. b) Sumário;
  3. c) Nome completo do(s) autor(es), titulação e vinculação

institucional;

  1. d) E-mail e link para currículo na plataforma lattes;
  2. e) Palavras-chave (máximo de cinco em ordem alfabética);
  3. f) O corpo do texto deverá conter objetivos, abordagem teórica e

conclusões;

  1. g) Referências bibliográficas, conforme ABNT;
  2. h) Desenvolvimento em, no mínimo 3 (três) e no máximo, 5

(cinco) laudas.

5.2. Será permitida a submissão de apenas dois resumos expandidos por autor, individual ou

coletivamente, observado o limite de 3 (três) coautores em cada texto.

5.3. Os resumos expandidos aprovados serão divulgados no dia 17 de novembro de 2017 na

página da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio http://www.mackenzierio.edu.br, na página

do Facebook do evento https://www.facebook.com/qr/1568189046581300, na página do

Facebook fb.me/seminarioimpj e ainda no Blog https://goo.gl/cbwrmG.

5.4. A divulgação da programação final do evento, contendo os temas das palestras e a ordem

de apresentação dos expositores se dará junto com a divulgação da listagem dos resumos

expandidos aprovados.

5.5. Os resumos expandidos aprovados serão publicados em obra coletiva, com ISBN emitido

pela Biblioteca Nacional, configurando capítulos de livro.

5.6. As apresentações terão o tempo limite de 15 minutos, por resumo expandido.

 

  1. DA SUBMISSÃO DOS ARTIGOS COMPLETOS

6.1. Os artigos deverão ser inéditos.

6.2. Os artigos completos serão recebidos até 29 de janeiro de 2018.

6.3. Os artigos completos deverão enviados para o endereço eletrônico

seminariodemetodologiarj@gmail.com.

6.4. O corpo do e-mail deve conter nome completo, telefone e instituição de vinculação do(s)

autor(es), devendo o campo “assunto” ser preenchido apenas com os dizeres “Artigo – II

Seminário Internacional de Metodologia da Pesquisa Jurídica”.

6.5. Será permitida a submissão de apenas dois artigos por autor, individual ou coletivamente,

observado o limite de 3 (três) coautores em cada texto, e ainda, vinculado ao resumo

expandido aprovado.

6.6. Após a submissão do artigo, não será admitida a substituição, correção, alteração do

conteúdo ou de qualquer natureza.

6.7. Podem submeter artigo: Mestrandos, Mestres, Doutorandos e Doutores, os quais tenham

tido o resumo expandido aprovado e que tenham participado do evento na qualidade de

expositores.

6.8. Serão aceitas as submissões de artigos completos de Graduandos, Graduados e

Especialistas, desde que em coautoria com Mestrandos, Mestres, Doutorandos e Doutores.

6.9. Os autores cujos artigos tenham sido aprovados serão notificados via e-mail.

6.10. Caberá aos autores, no entanto, a responsabilidade de consultar online a relação dos

resumos e artigos aprovados disponível na página da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio

http://www.mackenzierio.edu.br, na página de Facebook do evento

https://www.facebook.com/qr/1568189046581300, na página do Facebook

fb.me/seminarioimpj e ainda no Blog https://goo.gl/cbwrmG.

6.11. O e-mail enviado para fins de notificação da aprovação servirá apenas como informação

auxiliar.

  1. DA FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS COMPLETOS

7.1. Os artigos completos a serem enviados deverão obedecer às seguintes configurações, sob

pena de não aceitação do trabalho:

  1. a) Título, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia

com, no mínimo, 5 (cinco) obras.

  1. b) Arquivos em 2 formatos: formato “.doc” ou “.docx”, compatível

com Microsoft Word97/2000/XP/2003;

  1. c) Máximo de 7.000 (sete mil) palavras;
  2. d) Texto em fonte “Times New Roman” e tamanho 12,

espaçamento 1,5 linha entre linhas, com exceção das notas de rodapé,

que deverão estar escritas em fonte “Times New Roman” e tamanho

10, com espaçamento simples entre linhas, e sem espaçamento acima

ou abaixo do parágrafo;

  1. e) Papel A4, com a seguinte formatação de margens: superior 2

cm, inferior 3 cm, lateral esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm;

  1. f) Título centralizado, totalmente em caixa alta;
  2. g) Nome completo do(s) autor(es) abaixo do título, observado o

espaço de 2 (duas) linhas entre o título e o nome do(s) autor(es),

alinhados à direita, em itálico, sendo que, nos casos de coautoria, os

nomes dos autores deverão estar escritos em linhas diferentes, na

ordem alfabética do primeiro nome;

  1. h) Titulação e vinculação institucional do(s) autor(es) feita em nota

de rodapé, com indicação do e-mail e link(s) para currículo na

plataforma lattes, caso possua, na ordem exata aqui disposta;

  1. i) Palavras-chave escritas, em letras minúsculas (com exceção de

nomes próprios) e sem qualquer formatação (negrito, itálico,

sublinhado), no número máximo de 5 (cinco), separadas por ponto-evírgula,

em ordem alfabética;

  1. j) Recuo de primeira linha igual a 1,5cm, justificado, sem a

inserção de qualquer linha em branco entre os parágrafos, respeitado o

espaço de 2 (duas) linhas entre o texto e as palavras-chave;

  1. k) Citações no modelo Autor-Data, conforme ABNT. 4.4, sendo

aceitas notas de rodapé meramente explicativas.

7.2. Nos nomes dos arquivos “.doc” deverão constar o sobrenome do(s) autor(es) em letras

maiúsculas e o título do trabalho (não sendo inserido o subtítulo), nos seguintes moldes:

“SOBRENOME – Título do artigo.doc”.

 

  1. DA AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS COMPLETOS PARA PUBLICAÇÃO

8.1. Todos os artigos submetidos serão avaliados por Professores Doutores.

8.2. As avaliações são realizadas através do método double blind review, que possibilita a

análise inominada dos artigos, garantindo a imparcialidade da avaliação. O método ainda

exige o exame do artigo por no mínimo dois avaliadores, o que garante a diminuição da

subjetividade e de preferências ideológicas.

8.3. Os melhores artigos completos poderão vir a ser selecionados para fins de posterior

publicação em obra coletiva, com ISBN emitido pela Biblioteca Nacional.

8.4. Os avaliadores analisarão os artigos com base nos critérios abaixo:

  1. a) O título do artigo corresponde ao conteúdo desenvolvido?
  2. b) O resumo e as palavras-chave indicam os objetivos do artigo e a

metodologia da pesquisa?

  1. c) A introdução apresenta o problema, temas centrais, objetivos,

justificativa e métodos da pesquisa?

  1. d) O referencial teórico pesquisado está adequado para a resposta

ao problema da pesquisa?

  1. e) As referências são atuais e abarcam a literatura relevante sobre o

tema?

  1. f) A pesquisa realizada possui complexidade e profundidade

compatível com o caráter científico de um artigo completo de pósgraduação?

  1. g) A estrutura e a linguagem do artigo são claras e aptas para o

alcance dos objetivos da pesquisa?

  1. h) A metodologia utilizada mostrou-se adequada para a resposta da

problemática enfrentada pela pesquisa?

  1. i) A conclusão apresenta resposta ao problema da pesquisa?
  2. j) A conclusão é adequada aos objetivos indicados na introdução?
  3. k) O artigo completo possui a forma exigida pelos padrões deste

Edital, conforme as regras da ABNT?

8.5. Não será concedida interposição de recurso acerca da decisão final da avaliação do artigo.

8.6. A relação de artigos completos aprovados e selecionados para fins de publicação se dará

até de 01 de março de 2018, podendo ser prorrogada, sendo postada online na página da

Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio http://www.mackenzierio.edu.br, na página do

Facebook do evento https://www.facebook.com/qr/1568189046581300, na página do

Facebook fb.me/seminarioimpj e ainda no Blog https://goo.gl/cbwrmG.

 

  1. DAS DECLARAÇÕES, DAS PUBLICAÇÕES E DAS CERTIFICAÇÕES

9.1. Todas as declarações referentes ao II Seminário Internacional de Metodologia da

Pesquisa Jurídica deverão ser solicitadas à organização do evento através do e-mail

semináriodemetodologiarj@gmail.com.

9.2. Os autores, ao submeterem seus resumos expandidos e artigos completos cedem

automaticamente seus direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito, renunciando a

qualquer remuneração pelos mesmos. Os artigos com menção aos respectivos autores e ao

evento, seja no formato digital ou no impresso, poderão ser publicados em revistas ou outras

publicações.

9.3. É assegurado aos ouvintes, palestrantes, debatedores, organizadores de grupos de trabalho

e aos expositores que apresentarem os seus respectivos resumos expandidos no evento a

Certificação correlata à atividade desenvolvida ao término da palestra de encerramento.

9.4. Apenas os ouvintes que se inscreverem no dia e local do evento receberão a Certificação

devida eletronicamente, após o envio do comprovante da taxa respectiva.

9.5. A Certificação dos estudantes de graduação que participarem do evento valerá 8 (oito)

horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

 

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. Qualquer alteração realizada neste Edital será comunicada em tempo hábil e estará

disponível nos sites seguintes: Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio

http://www.mackenzierio.edu.br, na página de Facebook do evento

https://www.facebook.com/qr/1568189046581300, na página do Facebook

fb.me/seminarioimpj e ainda no Blog https://goo.gl/cbwrmG.

10.2. A Coordenação Geral do evento reserva-se o direito de dirimir discricionariamente as

questões relativas a eventuais divergências de interpretação ou aplicação, erros, redundâncias

ou omissões deste Edital.

10.3. O presente Edital entra em vigor na data da sua publicação.

Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2017.

Coordenadores Gerais do Evento

Professor Dr. Manoel Messias Peixinho

Professora Dra. Célia Barbosa Abreu

Professor Dr. Antonio Renato Cardoso da Cunha

Skip to content