Primeira Mesa Redonda China-América Latina sobre Direitos Humanos: Um Marco na Cooperação Internacional

Nos dias 9 e 10 de setembro, a Universidade Federal Fluminense (UFF) sediou a “Primeira Mesa Redonda China-América Latina sobre Direitos Humanos”, um evento inédito que reuniu representantes de 17 países para discutir a diversidade de civilizações e os caminhos para a realização dos direitos humanos. Essa foi a primeira vez que China e países da América Latina e Caribe organizaram intercâmbios no âmbito dos direitos humanos, marcando um novo capítulo na cooperação entre essas regiões.

O evento foi realizado pela Sociedade Chinesa de Estudos de Direitos Humanos (CSHRS) em colaboração com a Universidade Renmin da China (RUC) e a UFF, e teve como destaque a participação do professor Dr. Evandro Menezes de Carvalho. A organização ficou a cargo do Instituto Chongyang de Estudos Financeiros da Universidade Renmin da China (RDCY) e da Faculdade de Direito da UFF (FD-UFF).

Discussões e Sessões Temáticas

Com o tema central “Diversidade da Civilização e a Escolha do Caminho para Realizar os Direitos Humanos”, a mesa redonda contou com sessões paralelas que abordaram tópicos fundamentais para a compreensão dos direitos humanos em contextos distintos:

• Contribuições da China-Estados Latino-Americanos e Caribenhos para a Civilização dos Direitos Humanos: Análise das diferentes perspectivas e práticas na promoção dos direitos humanos.
  • Realização do Direito ao Desenvolvimento e ao Gozo dos Direitos Humanos Fundamentais: Debates sobre como garantir direitos básicos em contextos de desigualdade.
  • Desafios Atuais e Soluções para a Governança Global dos Direitos Humanos: Discussão dos principais obstáculos e estratégias para uma governança eficiente e justa no âmbito dos direitos humanos.

Participação e Cooperação Internacional

Entre os expositores, destacaram-se os professores Eduardo Manuel Val, Paulo Corval e Pedro Avzaradel, que trouxeram contribuições valiosas para o debate. O evento foi concluído com a assinatura de um instrumento de cooperação entre a Faculdade de Direito da UFF, representada pela Diretora, professora Fernanda Pimentel, e as instituições parceiras, fortalecendo os laços acadêmicos e de pesquisa no campo dos direitos humanos.

A “Primeira Mesa Redonda China-América Latina sobre Direitos Humanos” representa um marco significativo na promoção do diálogo intercultural e na busca por soluções conjuntas para desafios globais. A UFF reafirma seu compromisso com a internacionalização e o desenvolvimento de projetos que promovam a justiça e a dignidade humana em escala global.

Para mais informações e atualizações sobre os próximos eventos, siga-nos nas redes sociais e acompanhe nossas publicações no site oficial da Faculdade de Direito da UFF.